Fiquei noiva, e agora? Por onde começar?

Acho que essa é a primeira dúvida que surge na nossa cabeça quando o namorado resolve pedir nossa mão em casamento né? Não importa se você nunca pensou em se casar ou se passou a vida inteira sonhando com o grande dia: quando o pedido realmente acontecer você vai entrar em pânico sem saber por onde começar.

Vou tentar dar conselhos de acordo com o que EU fiz. Não é regra, mas né, já ajuda.

Antes de qualquer passo a passo: abra uma conta poupança conjunta com o seu amor. A não ser que você ache que seu amor pode te roubar, aí não abre não. Mas também não case, né amiga. Guarde todo o R$ de vocês lá. Gente, esquece roupa, make, viagens, comida em restaurante chique, esquece! Só se você for rica, mas aí se esse for o caso: esquece esse post e paga alguém pra fazer tudo por você tá? Beijo.

Maaaas se você é pobre igual eu, aqui vão algumas dicas:

1) Escolher a data

Foi a primeira coisa que a gente fez, por livre e espontânea vontade do meu pai (acho que ele estava com medo que eu não casasse e que ele tivesse que me aguentar pro resto da vida). Te entendo pai. Beijos.

Eu não poderia escolher nenhuma data antes de março/2015 e nem durante o frio. Por que né gente? Eu e frio somos inimigos mortais.

Então, pra vocês escolherem a data levem em consideração onde vocês vão morar (quando vai estar pronto/disponível) e a estação do ano que vocês mais gostam e se sentem confortáveis.

2) Fazer a lista de convidados 

Segura o forninho Giovana porque esse com certeza é o item mais complicado de todas quando a gente decide se casar. Se você tem família grande e unida eu tenho uma notícia pra você minha amiga: FERROU! Casar é muito caro e a coisa mais cara é o buffet que ~RISOS~ é por pessoa, ou seja: quanto mais gente você amar, mais você vai gastar.

Eu sou chatona então é ponto pra mim. Minha família é pequena, ainda tem o povo que eu nem falo (obrigada Deus pela graça alcançada). A família do noivo também é pequena, então estou no paraíso, consegui enxugar bem a lista temida de convidados.

Claro que pode ser que seus pais queiram que vocês chamem o tio, o primo, a mulher do primo, a amante do primo, o amante da mulher do primo MAS GENTE, FREIA ESSE POVO, FREIA!

Ou manda uma frase muito útil: “Quer convidar? Então paga!”

3) Pedir orçamentos

Jesus apaga a luz! Acho que passei uns 2/3 meses pedindo orçamento todos os dias pra todas as empresas que eu encontrava pela frente e gostava do trabalho. Sério.

Mandei centenas de emails entre buffet, salão, dj, fotógrafo, filmagem, orquestra, salão de beleza e assim por diante.

Para receber o orçamento você vai precisar informar a data do seu casório e para o buffet também vai precisar do número de convidados, por isso é importante os dois itens anteriores.

Dica: não tenha medo de pedir orçamento, é o trabalho dos fornecedores. Envie um email basicamente assim:

“Olá, boa tarde,

Gostaria de receber um orçamento para casamento na data tal, local tal para tantos convidados.

Muito obrigada!”

4) Marcar reuniões com os fornecedores

Depois que você pedir os mil orçamentos acho bacana você e seu noivo separarem os que tem melhor custo x benefício e aí vem uma parte meio chatinha: marcar reuniões.

AHHHHH DAI, MAS EU TRABALHO E AÍ MEU DEUS COMO FAÇO SOCORRO ME AJUDA!

Sossega a periquita menina! Os fornecedores já estão acostumados com isso, afinal, as pessoas normais costumam trabalhar. Então marque reunião na hora do almoço, a noite ou final de semana, o que for melhor para você e para o seu noivo.

A reunião é mega importante pra você conhecer de perto o trabalho do fornecedor e ver se o santo de vocês batem. Sério, você tem que gostar da pessoa porque é ela que vai fazer parte de um dos dias mais importantes da sua vida.

5) Fechar os contratos

Agora segura na mão de Deus e vai! Essa é aquela parte maravilhosa (só que não) onde você tem que dar um R$ de entrada pra segurar sua linda data de casamento.

Depois de ter ido em todas as reuniões já deu pra escolher quais os fornecedores que cabem no bolso de vocês e tem uma qualidade bacana né? Então se joguem!

Não lembro direito a ordem que fechei as coisas, se não me engano foi: DJ, buffet, foto, igreja, orquestra, local da festa, filmagem, e assim por diante. Mas não existe uma ordem. Mentira, é bom que você feche o salão e a igreja primeiro pra você ter certeza que vai ser mesmo naquela data, mas não é obrigatório.

E é isso meninas. Agora vou aos poucos tratar cada tópico em um post exclusivo pra eles pra detalhar mais.

Espero que vocês tenham gostado 🙂

14 comentários sobre “Fiquei noiva, e agora? Por onde começar?

  1. O post está bem explicadinho Dai!
    Só de pensar em quando for casar na lista de convidados já vi que vai ter que ser um mega salão, pq família grande dos dois lados rs
    Haja dinheiro!
    Adorei o Blog Dai, já estou seguindo aqui também ❤
    Beijos

    Curtir

  2. Dai,

    na verdade não vou casar e nem pretendo rsrs
    Mas como gosto de vc lá do TPM, resolvi vir aqui dar uma espiada e amei!
    Parabéns pelo blog! Adoro ver como vc organiza as coisas, queria ser assim rsrs

    beijinhos e sucesso!

    Curtir

  3. Oiee adorei Dai…
    Bom, tive que contratar uma cerimonialista por conta do trabalho eu não tinha tempo pra nada estava ficando louca, ela me ajudou em todos os detalhes… Fica aí uma dica! Bjooo Dai

    Curtir

  4. Tb não vou casar…. hahahaa

    Mas já tô aqui marcando presença e convidando azamigas que vão casar! 😉
    hahaha

    Desejo que Deus já te abençoe desde já e te dê sabedoria em tudo!

    Beijo (:

    Curtir

  5. Pingback: O que preciso contratar para o casamento? | Dai Cravo

  6. Pingback: Quando começar a fechar os contratos? | Dai Cravo

Deixe um comentário