Dicas de como economizar no casamento

Vejo que a dúvida da maioria das noivinhas é como economizar no grande dia. A gente tem um sonho, a gente quer que tudo seja perfeito, mas a gente não quer gastar os rins pra que isso seja possível.

Então, resolvi escrever esse debate contando a minha própria experiência e o que eu acho que ajuda a economizar no casamento. Espero que vocês gostem.

1- Lista de convidados

Eu sei que é um parto ter que fazer a lista de convidados, mas gente, sem ela você não sai do lugar e não consegue estipular um orçamento pra realizar o seu grande sonho. A dica principal é: convide somente as pessoas próximas. Não precisa convidar a sua sala toda da faculdade, todos os seus tios e primos, seus vizinhos, todo mundo do trabalho, o zé da padaria… não precisa. Repita comigo: não pre-ci-sa. O casamento é um momento íntimo seu e o do seu noivo. Se alguém pegar mal porque vocês não convidaram é porque não entende o quanto custa fazer uma festa dessa e outra: problema da pessoa, não de vocês.

2- Pesquise MUITO

Esquece que você tem uma coisa chamada vida e outra chamada tempo livre. Pesquise  no google, no facebook, nos guias de noiva, na lista telefônica, peça indicação para amigos, para amigos dos amigos, pra todo mundo. Eu chego ao nível de entrar em facebook de fotógrafos, buffets e dj’s que não são os que eu contrarei só pra ler a lista de fornecedores de cada álbum que eles postam. Juro. E não sou louca.

3- Peça MUITOS orçamentos

Não interessa se você ACHA que tal empresa vai te cobrar os rins: peça orçamento, só assim você vai saber o valor. Não tenha vergonha, mande emails educados, com o pedido do que você quer, sua data de casamento, enfim, a maior quantidade de dados. Você vai perceber que tem uma margem de diferença enorme entre os valores praticados.

4- Se jogue no DIY

Do it yourself (ou faça você mesma) é vida! Pare com essa desculpinha de “ai, eu não sou prendada”, então é rica? Não? Então se vira, você não nasceu quadrada. Vai aprendendo aos poucos, pegando dicas (aqui no site tem muuuitas meninas, procurem). Você vai economizar MUITO se fizer os convites dos padrinhos e o kit toilet, por exemplo. E nem dá tanto trabalho assim vai. Se você gostar da coisa pode fazer os convites dos convidados, as lembrancinhas, o buquê e por aí vai.

5- Procure uma costureira

Isso eu já não sei se funciona em todas as cidades e também vai depender do vestido que você quer. O vestido dos meus sonhos custa R$8.000 o ALUGUEL em uma loja famosa de SP. Mas consegui uma costureira que faz ele por R$1.500. Estão vendo a diferença? Depois eu posso mandar cortar e tingir, vender, alugar, fazer uma fogueira com ele porque ele vai ser meu, e por um valor muitíssimo mais em conta.

6- Comece a organizar seu casamento o quanto antes

Comecei a organizar meu casamento e pesquisar as coisas com 1 ano e 6 meses de antecedência. Fechei várias coisas ainda com a tabela 2014 por ter me antecipado e pude escolher calmamente os meus fornecedores. Além disso, vou ter um prazo enorme pra pagar, visto que a maioria dos fornecedores pede uma % de entrada e depois parcela o resto do jeito que os noivos quiserem até 10 dias antes do casamento.

7- Abram uma poupança conjunta

Foi a primeira coisa que a gente fez quando noivamos: fomos na Caixa e abrimos uma poupança conjunta. Lá guardamos tudo que conseguimos e os juros, apesar de baixos, sempre ajudam. Mexemos o menos possível para que os juros sejam cada vez maiores e vem dando muito certo.

8- Tentem encontrar músicos avulsos

Para a cerimônia geralmente nos deparamos com grandes empresas/orquestras que nos cobram os rins para tocar por 30 minutos. Eu usei a seguinte tática: entrei no facebook de uma dessas empresas e comecei a fuçar. Fui achando diversos músicos que eles contratavam para os casamentos e percebi que esses músicos também aceitavam contrato individual. Entrei em contato com vários, vi vídeos, procurei referências e acabei fechando com um deles por um preço bem menor.

E é isso meninas. Devo ter esquecido de alguma coisa mas foi tudo que eu lembrei que me ajudou e vem me ajudando a economizar no meu grande dia.

Quais dicas vocês tem?

Beijos :*

9 comentários sobre “Dicas de como economizar no casamento

  1. Estou adorando seus posts, Dai! E ficando com ainda mais vontade de ficar noivinha *—* Namoro a 3 anos e meio e não vejo a hora de ter meu cantinho com meu amor.

    E que venham mais posts! x)

    Bjim

    Curtir

  2. Pingback: O que preciso contratar para o casamento? | Dai Cravo

  3. Tem muitas dicas boa, você só se equivocou em um ponto quanto aos musicos da orquestra. Você disse para pegar músicos avulso, na música existe um negócio chamado entrosamento e competência. Você pegar qualquer musico avulso seu casamento esta fadado a ser um verdadeiro fracasso. O papel da empresa é fundamental pois escrevemos partituras para os musicos tocarem harmonicamente o que não vai acontecer se pegar avulso.
    Se você precisar de dicas de um músico eu adoraria poder contribuir com seu site, mas não encoraja as noivas a pegar musicos avulso não, pois isso é a pior coisa que você faz. Pode ate economizar, mas que vai sair muito ruim o trabalho isso vai, sem contar que a maioria dos músicos que prestam serviços para as empresas, não tem equipamentos qualificados para atender as necessidades dos noivos e nem as partituras de todos os instrumentos…. fica a dica.

    Curtir

  4. Pingback: Fazer festa de casamento ou viajar? | Casandinho

  5. Pingback: Quanto custa casar? | Casandinho

  6. Pingback: O barato pode sair caro – DJ e Buffet | Casandinho

Deixe um comentário

