{como foi} Curso de Noivos

Como já tinha comentado com vocês, nos dias 01 e 02 de novembro nós fizemos o curso de noivos, que é obrigatório caso você vá se casar na igreja católica. Nas igrejas evangélicas acredito que cada uma tenha a sua própria regra, vale dar uma perguntada pro pastor 🙂

Eu estava morrendo de ansiedade, nossa, ficava pensando em como seria porque todo mundo falava que conhecia alguém que tinha desistido de casar depois que participou desse curso. eu não estava com medo de desistir, mas estava muito ansiosa pra saber o motivo. E soube, logo no primeiro dia.

O nosso curso durou dois dias: sábado das 13h30 até 19h e domingo das 7h30 até 18h. Sábado tivemos lanche da tarde e domingo tivemos café da manhã, almoço e café da tarde.

A taxa foi de R$50 por casal e não foi necessário fazer o curso na paróquia que vamos casar. Fizemos perto de casa mesmo, na Paróquia Espírito Santo (Jd. Satélite). Se você quiser saber onde tem perto da sua casa em São José dos Campos é só clicar aqui ou entrar no site da paróquia da sua região, porque a do Satélite, por exemplo, não entra nessa lista, eu tive que ligar direto na secretaria dela (pra saber o telefone da secretaria da sua paróquia, clique aqui).

Aqui na minha cidade o curso não tem data de validade, você só precisa fazer outro se mudar de noivo/noiva, por motivos óbvios né? hahaha

PRIMEIRO DIA

Chegamos, tivemos que tirar uma foto de casal, pegamos uma pastinha com a programação do curso, nossos crachás, ganhamos uma garrafinha de água, pirulito de coração e fomos sentar, com lugares marcados.

Palestras:

– Família no Plano de Deus / Vocação e Amor

– Sacramentos

– Características Masculinas e Femininas

– Vícios e suas Consequências

SEGUNDO DIA

O domingo começou mega cedo, com a missa das 7h30. Nunca vi tanto jovem errando o ritmo da palma como nesse dia hahaha Depois fomos tomar café e começou a séria de atividades do segundo e último dia.

Palestras:

– Paternidade e Maternidade Responsável

– Planejamento Familiar

– Harmonia Conjugal

– Valor da Vida Humana

– Vivência na Comunidade

A palestra que mais gostei, foi a mais forte, e que não lembro o nome porque (por algum erro) ela não estava no nosso cronograma. Nessa palestra o Angelo deixava bem claro que era melhor a gente desistir durante o noivado do que somente depois do casamento. Que se a gente tem um problema já hoje esse problema se tornará maior depois do casamento e que o vício e “defeitos” do outro não iria mudar depois de casado, muito pelo contrário, iria piorar.

A palestra que menos gostei foi a de planejamento familiar onde foi explicado o método de ovulação billings que eu, particularmente, não gostei e não pretendo aderir em nenhum momento da vida. Mas vai que pra alguma de vocês é interessante, então já deixei aí o link que explica direitinho sobre o que se trata.

O curso foi maravilhoso, maravilhoso mesmo! Nosso amor ficou ainda maior, os palestrantes fazem você perceber ainda mais porque você ama seu companheiro e saí de lá renovada com todas as orações, palavras, enfim, foi uma verdadeira benção nas nossas vidas e nos uniu (se possível haha) ainda mais.

No fim recebemos um certificado que devemos entregar na paróquia que vamos casar quando formos entregar todo o restante da documentação.

E é isso 🙂 Quem mais já fez o curso? ❤

 

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “{como foi} Curso de Noivos

  1. Dai, adorei o post! Tava mesmo pra te perguntar.. você sabe se só pode fazer o curso quem vai casar na Igreja Católica? Nós vamos celebrar em chácara, com uma amiga dizendo as palavras, e não na igreja, mas pensamos em fazer pra escutar as palestras. É preciso levar algum papel da paróquia que você vai casar? Eles perguntam alguma coisa assim?

    Curtir

    • Renata hahaha vi seu recado lá no site casamentos haha Fico MUITO feliz em ter te ajudado, foi por isso mesmo que fiz o blog, pra poder ajudar as noivinhas, principalmente as daqui do Vale porque não temos muita opção né? As informações na internet são em sua grande maioria pra capitais.
      Beijos!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s